Coopend
[ Entrar ]
Sindprfce

Últimas notícias



  • A Sociedade Cearense de Terapia Intensiva (SOCETI) promoveu, no último dia 22, palestra sobre o tema "Atualização em pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV)". A aula, que aconteceu no restaurante Sal e Brasa, foi conduzida pelo médico intensivista Ederlon Rezende.
    O intensivista Joel Isidoro, presidente da SOCETI, abriu os trabalhos com a apresentação do palestrante. Falou ainda sobre a importância do tema. "Atualização em PAV é um tema extremamente prevalente e de grande relevância devido à alta morbimortalidade de pacientes", destacou.
    Ao introduzir a aula, Dr. Ederlon apresentou dados mostrando que "dois terços dos pacientes com PAV experimentam melhora clinica e laboratorial nas primeiras 72 horas".
    "Os biomarcadores, PCR e procalcitonina, são utilizados para acompanhamento de resposta à terapêutica e auxílio na indicação de suspensão de tratamento, com superioridade da procalcitonina (teoricamente mais específica para infecção)." Afirmou o palestrante.
    Falou-se das estratégias de prevenção de PAV, com evidência científica (aspiração da secreção subvalorizada - elevação de cabeceira, colonização tubo digestivo - asseio oral com clorexidina 8/8h, tempo de VM - interrupção diária da sedação.)
    Ressaltou-se ainda a "Importância de se conhecer quais os cinco germes mais prevalentes na gênese da PAV na sua UTI."
    Trabalhar em sintonia com a microbiologia (melhorar o índice de positividade das culturas de secreção traqueal ou brônquica - exemplo: em unidades onde se tem atraso entre a coleta de material e semeadura, com tempo maior que 2h, nota-se importante prevalência de germes mais resistentes (acinetobacter, pseudomonas...) e menor isolamento de (stafilococos e pneumococos). Tempo ideal é de até 30min. Importante confiar nas informações das culturas, para poder descalonar esquema antibiótico.
    Sintonia com CCIH, registro e notificação dos casos de PAV, orientarão mudanças de conduta, esquema de ATB empírico, medidas preventivas... Importante comparar sua própria evolução ao longo do tempo (incidência de PAV, implementação e adesão a protocolo de prevenção, desfechos, germes isolados...)
    Falou-se ainda da importância do TSA (teste de sensibilidade antimicrobiana) e da MIC (concentração inibitória mínima), principalmente nos antibióticos tempo dependentes.
    Há subtratamento com vancomicina quando administrada na dose usual de 1g de 12/12h, não atingindo a MIC. Daí a importância da vancocinemia, mantendo nível serico entre 15-20mcg/dL.  Recomendado 15mg/kg.dose, sem dose de ataque.
    Reforçou-se a evidência de que a teicoplanina/linezolida foi superior à vancomicina, mesmo quando se utiliza a vancocinemia dentro da faixa terapêutica.
    Linezolida - vantagem de penetrar melhor no pulmão ( concentração tecidual pulmonar da droga). Efeito colateral mais importante seria a mielotoxicidade, porém mais comum em tratamentos mais prolongados (> 21dias).
    O evento foi destinado a médicos intensivistas, plantonistas, residentes e estudantes.